Nova Gramática do Português Contemporâneo é um livro escrito por Celso Cunha e publicado por Lexikon. Foi desenvolvido no formato Capa dura e está dividido em 762 páginas.
Ver na Loja ResumoO livro Nova Gramática do Português Contemporâneo foi escrito por Celso Cunha.
Publicado em 1985, o livro se tornou referência na área de linguística e é considerado um dos principais guias para estudantes e profissionais que desejam aprimorar seus conhecimentos sobre a língua portuguesa.
Com uma linguagem clara e acessível, o autor apresenta as principais regras gramaticais do português, além de trazer informações sobre a evolução da língua, a estrutura das palavras, a formação de frases e muito mais.
Além disso, o livro traz exemplos práticos e exercícios para o leitor treinar e fixar o conteúdo, tornando-se um material completo para quem deseja aprender ou aprimorar seus conhecimentos sobre a língua portuguesa.
Em resumo, a Nova Gramática do Português Contemporâneo é uma obra indispensável para estudantes, professores e profissionais de diversas áreas que buscam aprimorar seus conhecimentos sobre a língua portuguesa, e que desejam fazê-lo de forma clara, objetiva e abrangente.
Conheça as informações técnicas relacionadas ao livro.
Título | Nova Gramática do Português Contemporâneo |
Autor | Celso Cunha |
Editora | Lexikon |
Formato | Capa dura |
Páginas | 762 páginas |
ISBN 10 | 8583000263 |
ISBN 13 | 9788583000266 |
Preço | Revelar preço |
Nota 7.2
O que isso significa?
Baseado nos comentários e avaliações dos nossos usuários, o nosso algorítmo avançado de inteligência artificial aprende e consegue determinar uma nota de 0 a 10 a um livro.
Em resumo, isso significa que o livro Nova Gramática do Português Contemporâneo é considerado uma boa leitura. Você pode comprar, não vai se arrepender.
Comprar na AmazonResenha é texto usado para descrever e analisar alguma produção textual – no nosso caso, as obras literárias. Todos os livros, de modo geral, podem ser resenhados. Além disso, há também as chamadas resenhas temáticas, que reúnem informações de diversos livros e autores que abordam um mesmo assunto.
Veja abaixo os pontos positivos e os pontos negativos do livro Nova Gramática do Português Contemporâneo de Celso Cunha.
Veja abaixo os pontos positivos enviados por nossos usuários:
Veja abaixo os 20 comentários disponíveis. Esperamos que eles ajudem no seu processo de decisão.
Ótimo produto + solução de problemas nota 10. A gramática parece ser bem completa. Sobre a compra: É a segunda vez que a Amazon me envia, a primeira veio com problemas (1 página rasgada e a gramática amassada em centenas de páginas), entrei em contato com o SAC e substituíram por uma que veio impecável!
Eu achei o atendimento ao cliente incrível e resolveram meu problema sem demora.
Excelente obra dos autores Celso Cunha e Lindney Cintra. O capítulo "Do Latim ao Português" resgata uma visão histórica da língua portuguesa que é fundamental para compreender sua atual importância geopolítica, social e cultural.
Acredito ser o melhor livro de gramática que pude conhecer em minha vida. Muito grato ao meu querido Professor Rafael Falcon pela indicação desta maravilhosa obra.
Defeito de fabricação. Uma página veio com defeito de fabricação, amassada e impressa em cima do amassado, entretanto, como não é possível trocar por outro, podendo somente devolver e solicitar o reembolso, irei manter o produto.
Linguagem e exemplos rebuscados. A gramática é boa, porém os que a comprarem precisam ter um conhecimento bastante solidificado.
A linguagem e os exemplos são rebuscados. Não traz exercícios de fixação. Indico esta gramática para as pessoas, que de fato, já tenham um conhecimento gramatical solidificado.
Ótima edição. Para os escritores e jornalistas adultos que volta-e-meia têm dúvidas gramaticais no português, a obra é de fácil consulta, bem organizada e informa de maneira rápida, sem rodeios.
Possui 800 páginas repletas de conteúdo, sendo difícil discernir o que não foi incluído. Mostra diferenciações entre o português europeu e o brasileiro, expõe as mais recentes mudanças ortográficas, etc.
Não sou gramático, logo não posso atestar quão completa ela é. Porém, dou quatro estrelas por sentir falta, por exemplo, das ausentes figuras de pensamento (metonímia, metáfora, etc.), e vícios de linguagem (chavões, clichês) -- poderiam ser incluídos, diminuindo o tamanho da fonte ou acrescentando mais quinze ou vinte páginas.
Completa e fácil de usar. Boa aquisição! Destaca-se pela sua organização. É a única gramática de língua portuguesa editada no Brasil que afirma contemplar as duas principais variedades do português contemporâneo: a europeia e a brasileira.
O português Lindley Cintra e o brasileiro Celso Cunha trabalharam em conjunto durante anos para que a obra tivesse relevância internacional.
Desde o seu lançamento, tornou-se a gramática mais vendida tanto em Portugal como no Brasil. No entanto, é algo superficial nalgumas matérias: não faz menção à possibilidade de flexão de número do pronome indefinido "nenhum", a seção sobre crase é muito perfunctória, limitando-se a afirmar que se trata da contração de dois ás e ignorando as complexidades do tema; parece que o principal atrativo é mesmo o seu foco na "superior unidade da língua portuguesa" e as consistentes considerações das particularidades do português europeu e do português brasileiro.
Merecem elogios as seções "Fonética e Fonologia" e "Pronomes".
A melhor gramática normativa do mercado. Para mim, esta é a melhor gramática normativa do mercado. Não há enrolação, comentários precisos sobre todos os temas.
Acredito que esse alerta é desnecessário, mas ainda sim vou fazê-lo: essa não é uma gramática para concursos, é uma gramática normativa!!!
Uma das melhores gramáticas tradicionais da língua portuguesa. Gramática veio em bom estado. Uma pena que demorou para chegar, porque Correios.É uma ótima gramática para saber a variedade padrão.
Tão tradicional que seus exemplos são de obras literárias, ou seja, pautada no discurso de aprender a língua "culta" do Português.
(Ela não ignora ou despreza aspectos da linguística em relação a língua, e certos conceitos tradicionais gramaticais tornaram obsoletos por razões sociolinguísticas)Ela cumpre bem o seu papel de apresentar a variedade padrão da língua portuguesa.
Contudo, não recomendo essa gramática para estudar para concursos (Desde que não seja para professores, advogados, ou qualquer profissão que vá fazer o uso extensivo da variedade padrão) ou para estudantes do Ensino Médio, por justamente ser totalmente voltada ao tradicional da língua portuguesa.
Recomendo gramáticas específicas para tal, como a do Mauro Ferreira.
Referência. Autoridade quando se trata de gramática para concursos e provas, a gramática de Celso Cunha é obra obrigatória para se ter em casa, seja pra um estudo regular como para fonte de consulta rápida.
Fácil compreensão e muito bem estruturada.
Didática extraordinária e conteúdo abrangente. Além de um conteúdo variado, com observâncias históricas de alguns elementos da língua (adorei conhecer sobre os prefixos e sufixos!) e observações sobre versificação nem completas, é um livro muito fácil de seguir, didática excelente, muito ao contrário de diversos livros de português que são de um pedantismo enlouquecedor.
É terrível como livros que devem ser utilizados por crianças fundamental e adolescentes no ensino médio são ilegíveis, e livros como esse, tão ricos em conteúdo, são didáticos.
Me fez gostar de gramática!
Conteúdo muito bom, porém o livro é frágil. O conteúdo é muito bom não deixa a desejar em nada, porém as páginas estão manchadas em vários lugares.
Letras apagadas. A capa foi uma decepção porque quem vai manusear direto ela é fraca e já se soltou toda, e olha que o livro tem 1 semana de uso.
Excelente. Uso essa gramática na faculdade (sou estudante de Letras) e sou apaixonada pela simplicidade que ela aborda os temas, de forma que um aluno de ensino médio, se precisasse consultá-la, não teria dificuldades de entender.
Vale ressaltar também o design da capa dessa edição, que ficou mais lindo ainda em capa dura. Uma compra relevante aos que trabalham com o português tradicional e têm dúvidas frequentes, ou simplesmente aos que se interessem pela temática.
Ruim para concurseiros e vestibulandos. Partindo do ponto de que vc nâo é um leitor esse livro é horroroso.
Mas se vc tem uma bela base na leitura seria bom se não fosse o fato de não ter nenhum exercício para aprender de verdade o conteúdo.
Portanto, embora o conteúdo seja bem específico, o livro é mau elaborado para um estudante comum de vestibular, concursos e etc.
Gramática completa, clássica, abrangente das manifestações de Brasil e Portugal, e, bem diagramada. Marca-me o aspecto clássico que esta gramática possui.
Traz bastantes detalhes, casos particulares, mostra a formação de muitos dos casos, e, apresenta as diferenças no uso da língua entre Brasil e Portugal.
Este último aspecto, em especial, é bastante marcante. Outra coisa interessante é a diagramação, que é muito boa; não encontra um embaralho visual que dificulta o estudo.
A edição é bem acabada e bela. Um aspecto negativo a ser apontado é que pode não ser tão didática quanto à sua organização.
Os autores prezaram por apresentar as classes de palavras e, dentro delas, entram outras questões. Por exemplo, quem quer estudar análise sintática deve buscar a unidade que trabalha a classe dos verbos.
Mas, é uma excelente gramática! Recomendadíssima!
Desserviço à lingüística do português brasileiro. Só serve pra cursinho e advogados de regras. Latim ao Português já dá pra torcer o nariz de qualquer linguista sério com Português "primitivo".
Sério. Divide Português americano e europeu, e basicamente usa o europeu como base, mesmo tentando dar a impressão que não.
Português asiático ou africano, notas de rodapé. O resto do livro é uma verborragia de regras sem nenhuma reflexão linguística que são mais inúteis do que estatutos de condomínio.
Serve apenas como referência pra lidar com advogados de regras que não sabem linguística mas citam este troço.
Excelente compra! Gramática completa e muito bem elaborada. Recomendo a todos que queiram saber um pouco mais sobre a nossa língua.
Amei a minha aquisição! :).
Boa como material de apoio. A parte de ortografia, fonética e fonologia e concordância nominal deixou um pouco a desejar.
Por vezes a explicação da matéria é um tanto simplificada. É uma boa gramatica, mas não indico para quem está iniciando os estudos para concurso público.
Ela não possui exercícios. Você fará um bom uso desta gramática se já tiver uma boa base .
Produto veio faltado o CAP. 10 - ADJETIVO. Gostaria de receber um novo exemplar, pois o que me foi enviado está com defeito, falta o capitulo de 10.
Da pagina 250 pula para página 283. Muito decepcionante.
Reclamação. comprei a Nova gramatica do português contemporâneo e ao buscar pelo conteúdo das página 635, percebi que esta faltando ate a pg. 666.
E agora?
Espetacular! Obrigatório para quem gosta de ler e/ou de escrever nosso idioma nem sempre amistoso. Edição muito bem cuidada, para ficar sempre à mão.